Cólera
Vacina Cólera

A cólera é causada pelo Vibrio cholerae, uma bactéria produtora de uma enterotoxina, que causa diarréia. A transmissão se dá principalmente através da ingestão de água ou de alimentos contaminados (transmissão oro-fecal). A infecção é assintomática ou causa apenas diarréia de leve intensidade em mais de 90% das pessoas. Entretanto, em algumas pessoas pode ocorrer um quadro dramático com diarréia aquosa profusa de instalação súbita, potencialmente fatal, com evolução em poucas horas para desidratação grave.

Indivíduos infectados eliminam o Vibrio cholerae nas fezes por uma a duas semanas. A água e os alimentos podem ser contaminados principalmente por fezes de pessoas infectadas, com ou sem sintomas.

Condições deficientes de saneamento contribuem para a sua disseminação. O risco para viajantes depende do roteiro e das condições da viagem. A cólera é endêmica em vários países, podendo ocorrer surtos esporadicamente. São consideradas regiões de risco a Ásia e a África, além de países da América Central e do Sul.

O Vibrio cholerae não resiste a elevadas temperaturas, acima de 80 °C. Desta maneira recomendamos que quando em viagens a estes países dêem preferência para alimentos cozidos, preparados naquele momento. Evitem as saladas, os frutos do mar, maioneses caseiras, legumes crus, sucos, sorvetes e gelo preparados com água de origem desconhecida.

Em situações de viagens a local de risco elevado recomendou a realização da vacina como medida complementar.

A vacina Dukoral (composta por células bacterianas inteiras de V. cholerae, inativadas pelo calor ou formalina associadas a porção não tóxica da subunidade B da toxina colérica) oferece proteção eficiente contra diarréia causada pelas bactérias V. choleral e E.coli sendo uma opção extra para as pessoas que se deslocam para regiões de alto risco para doenças diarréicas. Deve ser usada como proteção adicional, que não substitui as demais medidas de prevenção, como os cuidados com água e alimentação.

A vacinação com Dukoral é feita em duas doses para adulto e crianças acima de seis anos de idade. Crianças de 2 a 6 anos devem receber três doses. O intervalo entre as doses é de 1 a 6 semanas. A proteção contra essas doenças começa em torno de uma semana após a administração do esquema. Dukoral é uma vacina oral que estimula as defesas imunológicas ao nível do intestino. A vacina protege adultos e crianças a partir dos 2 anos de idade contra a cólera

A vacina é uma suspensão esbranquiçada fornecida num frasco.

Evite comer e beber 1 hora antes e 1 hora depois da vacinação.

COMO UTILIZAR A VACINA DUKORAL

Adultos e crianças a partir dos 6 anos de idade: A vacinação primária inclui 2 doses. As doses devem ser administradas com um intervalo de 1 a 6 semanas. Para uma proteção mantida, a re-vacinação está recomendada decorridos 2 anos. Se tiverem decorrido até 2 anos desde a última vacinação, uma dose única é suficiente. Se tiverem decorrido mais de 2 anos desde a última vacinação, a vacinação primária (2 doses) deve ser repetida.

Crianças entre os 2 e os 6 anos de idade: A vacinação primária inclui 3 doses. As doses devem ser administradas com um intervalo de 1 a 6 semanas. Para uma proteção mantida, a re-vacinação está recomendada decorridos 6 meses. Se tiverem decorrido até 2 anos desde a última vacinação, uma dose única é suficiente. Se tiverem decorrido mais de 2 anos desde a última vacinação, a vacinação primária (3 doses) deve ser repetida.

Pode prever-se proteção contra a cólera aproximadamente 1 semana depois da conclusão da vacinação primária.

A vacina não confere uma proteção completa, sendo importante cumprir os conselhos dietéticos e de higiene para evitar doenças diarréicas.