Notícias

Imagem - Bebe com marcas de sarampo

Situação atual do sarampo no Brasil e no mundo

Por Marco Aurélio Safadi

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmissível, extremamente contagiosa e muito comum na infância.

A viremia causada pela infecção provoca uma vasculite generalizada, responsável pelo aparecimento das diversas manifestações clínicas, inclusive pelas perdas consideráveis de eletrólitos e proteínas, gerando o quadro espoliante característico da infecção.

Além disso, as complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas, imunodeprimidas e menores de 1 ano de idade.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa e potencialmente grave, que ainda está muito disseminada em várias partes do mundo. Vinte milhões de pessoas contraem a doença todos os anos no mundo, das quais 122.000 morrem.

Diferentes regiões do mundo estão definindo metas para a eliminação do sarampo e da rubéola. No entanto, surtos recentes de sarampo em países como o Reino Unido, Alemanha, Itália, Holanda, Estados Unidos, constituem uma ameaça para a eliminação, além da circulação endêmica em países da África, Ásia e Oceania.

Assustos Relacionados

Fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologias, tendências e inovações em imunização no Brasil e no mundo.

  • Thumb - Todo o planeta de olho na meningite

    Todo o planeta de olho na meningite

    A meningite é causada por diversos agentes, como fungos, vírus e bactérias. A meningocócica é capaz de levar ao óbito em 24h.

    Leia mais
  • Thumb - Noticia sobre HPV

    Vacina contra o HPV está entre os principais avanços da medicina

    A vacina contra o HPV está entre os principais avanços da medicina nos últimos 20 anos, afirma universidade norte-americana.

    Leia mais