
Situação atual do sarampo no Brasil e no mundo
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmissível, extremamente contagiosa e muito comum na infância.
A viremia causada pela infecção provoca uma vasculite generalizada, responsável pelo aparecimento das diversas manifestações clínicas, inclusive pelas perdas consideráveis de eletrólitos e proteínas, gerando o quadro espoliante característico da infecção.
Além disso, as complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas, imunodeprimidas e menores de 1 ano de idade.
O sarampo é uma doença altamente contagiosa e potencialmente grave, que ainda está muito disseminada em várias partes do mundo. Vinte milhões de pessoas contraem a doença todos os anos no mundo, das quais 122.000 morrem.
Diferentes regiões do mundo estão definindo metas para a eliminação do sarampo e da rubéola. No entanto, surtos recentes de sarampo em países como o Reino Unido, Alemanha, Itália, Holanda, Estados Unidos, constituem uma ameaça para a eliminação, além da circulação endêmica em países da África, Ásia e Oceania.