Notícias

Imagem - Mulher com a mão na cabeça

Todo o planeta de olho na meningite

Por Marco Aurélio Safadi

A meningite é causada por diversos agentes, como fungos, vírus e bactérias. A meningocócica, mais comum das bacterianas, é capaz de levar ao óbito em apenas 24 horas. Há tratamento específico, mas, ainda assim, um a cada cinco infectados não consegue resistir.

Dentre os sobreviventes, de 10% a 20% ficam com sequelas neurológicas e outras, como limitações físicas e surdez. Segundo o MS, também em 2013 a doença meningocócica atingiu 2.083 pessoas, das quais 440 faleceram.

“Os números são um demonstrativo de que o problema deve ser evitado, em vez de remediado.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) incluiu a vacina meningocócica C conjugada no calendário de vacinação para os menores de 2 anos e já obteve resultados muito importantes na redução da doença nesse grupo etário”, afirma a presidente da SBIM, Isabella Ballalai, que destaca a importância de imunizar pessoas de outras faixa etárias: “Muitos não receberam a vacina ou as doses de reforço necessárias. Além de se protegerem, esses indivíduos deixam de ser potenciais transmissores da doença”.

Assustos Relacionados

Fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologias, tendências e inovações em imunização no Brasil e no mundo.

  • Thumb - Noticia sobre HPV

    Vacina contra o HPV está entre os principais avanços da medicina

    A vacina contra o HPV está entre os principais avanços da medicina nos últimos 20 anos, afirma universidade norte-americana.

    Leia mais
  • Thumb - Situação atual do sarampo no Brasil e no mundo

    Situação atual do sarampo no Brasil e no mundo

    O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmissível, extremamente contagiosa e muito comum na infância.

    Leia mais